Ensinar e aprender inglês: parte 4
Lucimary Gama, de Fortaleza, é a entrevistada da vez.
Nesta série, na qual estamos descobrindo como eles se tornaram professores e quais são os seus sonhos, você já conheceu a história de Vítor Coelho, da Wise Up Batel; Haylla Komatsu, da Wise Up Freguesia; e Raíssa Cavalcante, da Wise Up Asa Sul-GO, e hoje é a vez de uma convidada da parte mais alta do nosso mapa: Lucimary Gama, da Wise Up Fortaleza.Ometz Online: Como foi e por que você escolheu a profissão de professora de inglês?
Lucimary Gama: Quando paro para pensar em por que escolhi esta profissão, chega a ser engraçado, pois, na verdade, por muito tempo eu resisti à minha vocação. Sempre adorei ensinar, desde muito nova, sempre gostei de partilhar meu conhecimento com outros, porém achava que talvez pudesse ficar entediada após pouco tempo. Por causa do inglês, pelo qual sempre fui apaixonada, comecei a trabalhar na hotelaria e acabei me formando turismóloga. Há algum tempo, eu simplesmente resolvi que voltaria a ensinar inglês, senti uma grande necessidade de passar adiante o meu conhecimento, comecei a me perguntar se não era um grande desperdício usar o que eu sabia em situações tão raras.
OO: Qual o resultado dessa escolha?
LG: Simplesmente fiquei apaixonada pela profissão e me realizo profissionalmente cada vez que vejo o progresso dos meus alunos. Sinto uma imensa satisfação cada vez que percebo não só na produção, mas também nos rostos deles que entenderam o conteúdo ensinado. Vale ressaltar que, ao contrário do que eu achava, o ensino não tem nada de entediante, pois cada aula sempre acaba sendo diferente da outra e em cada uma delas sempre aprendo algo novo.
OO: Quando você resolveu investir em sua vocação, quais eram seus sonhos?
LG: No início, tudo o que eu queria era fazer a diferença na vida dos meus alunos, através do ensino do idioma. Eu queria fazer parte da história deles como uma pessoa que contribuiu para o crescimento profissional e pessoal, ajudando a derrubar algumas das barreiras da comunicação. Nunca pensei em nenhuma escola ou método específico, só sabia que queria ensinar de forma efetiva, essa era a minha única ambição naquele momento.
OO: E hoje, quais são?
LG: Agora meu sonho não é mais fazer a diferença na vida de alguns poucos alunos que venham a passar por minhas aulas, mas sim na vida de muitos e muitos. Acredito que posso fazer isso partilhando minha experiência e motivação com meus colegas de trabalho. Na Wise Up, eu encontrei pessoas tão motivadas e comprometidas quanto eu, tão apaixonadas pela arte de ensinar quanto eu, e vi que isso faz uma grande diferença no resultado que você tem em sala de aula. Eu aprendi que motivação gera mais motivação. Se unirmos nossa experiência e vontade de desenvolver um trabalho de qualidade, tornaremos uma metodologia que já é ótima em uma ainda melhor. Quero poder dizer que sou parte do time que está revolucionando o ensino da língua inglesa, tornando-o mais eficiente e descomplicado, e também quero participar ativamente na identificação e formação de profissionais que virão a fazer parte desse time.
OO: Como você vê o seu papel na vida dos alunos?
LG: Eu acredito que, quando estou em sala de aula, sou responsável pela realização de parte dos sonhos e objetivos da vida daqueles alunos e, com certeza, isso deve ser levado muito a sério. Tenho muito respeito pela fome de aprendizado deles e acredito que meu dever é orientá-los da melhor forma, a fim de conseguir resultados consistentes no ensino/aprendizado do idioma. Também me vejo como uma importante fonte de motivação, a pessoa responsável por mostrá-los que é possível aprender inglês. Como professora, creio que devo não só indicar o caminho que eles devem seguir para chegar ao objetivo, mas também dar feedback ao longo desse caminho. O ensino só gera aprendizagem quando há comprometimento e vontade de ambas as partes.
Com certeza, por todas as nossas escolas, há muitas histórias interessantes e dignas de serem relatadas aqui. Hoje, foi a vez de Lucimary, mas na próxima pode ser você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário